quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Figueira da Foz na Bolsa

A Figueira Grande Turismo vai estar presente em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa que decorrerá entre 23 e 27 de Fevereiro. A Figueira da Foz assegura a promoção turística do destino numa estreita parceria com a Turismo Centro de Portugal, dando continuidade à estratégia delineada no sentido de optimizar recursos e criar sinergias que sejam proveitosas para o Centro e sobretudo para o Concelho.
A participação da FGT pretende dar maior relevo a alguns dos produtos turísticos locais como a gastronomia, os tourings culturais e os short-breaks. Neste sentido foram organizados 3 momentos de animação:

-Dia 25 de Fevereiro:
Das 17h00 às 18h00 a Confraria do Arroz e do Mar vai realizar uma mostra gastronómica com base nos produtos da Região: Quinta dos Cozinheiros – vinhos e espumantes; Pastelarias Dionísio – Brisas da Figueira; Chouriço de Quiaios; Bolo e Rosquilhas das Alhadas; Broa de Brenha; e o sal e o arroz, entre outros produtos regionais.
Pelas 19h00 será apresentado o Carnaval da Figueira da Foz com a participação da actriz Rita Pereira e o manequim internacional Joaquim, os Reis do Carnaval 2011. Esta apresentação está inserida na promoção alargada dos Carnavais organizados na Região Centro, com o apoio da Turismo do Centro.

-Dia 27 de Fevereiro:
18h00 - Atuação do Rancho das Cantarinhas de Buarcos. Fundado em 1907 com origens na ancestral festa dos "Maias". Conhecido pelas suas ornamentadas cantaras, este grupo tem atuado por todo o mundo levando além fronteiras os costumes e tradições da Figueira da Foz através de magnificas apresentações.

Durante os três primeiros dias do certame decorrem diversas reuniões técnicas com aproximadamente 20 operadores turísticos internacionais que trabalham os mercados da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, República Checa, Rússia e Ucrânia.
As reuniões efectuam-se na área de negócio criada no próprio stand, especialmente para esta edição da BTL, pela marca e destino Centro de Portugal,
Esta área afirma-se como uma das grandes apostas do Turismo Centro de Portugal (TCP) para este certame e visa estimular o contacto entre o setor profissional que atua no território Centro de Portugal com os operadores turísticos nacionais e internacionais.

Do Município da Figueira da Foz vão integrar esta área de negócio o Hotel Wellington e o Grupo Sabir Hoteis.
A BTL continua a ser uma aposta da FGT para promoção do Município junto do grande público.
------------------------------------------
01 de Março de 2011
O Rancho das Cantarinhas de Buarcos esteve presente no encerramento da Bolsa de Turismo de Lisboa. O Administrador
da Figueira Grande Turismo assistiu a este momento de animação que integrou o conjunto das acções delineadas no âmbito da promoção turística realizada em parceria com a Turismo Centro de Portugal.
Este Rancho, fundado em 1907 e cujas origens remontam à ancestral festa das “Maias”, foi um dos momentos altos do cartaz deste último dia do certame. O público manifestou-se surpreso pela agilidade com que dançaram com as enormes e pesadas cântaras que levam à cabeça.
Pedro Malta esteve presente na BTL para acompanhar o Grupo, referindo que é sempre muito agradável quando o público reconhece todo o trabalho e dedicação inerentes a uma organização como o Rancho das Cantarinhas de Buarcos. Reconheceu que foi com muito prazer que assistiu a mais uma excelente actuação deste Grupo figueirense que tem feito um óptimo trabalho na preservação e continuidade das tradições folclóricas do Concelho.
Isac Loureiro, Presidente do Rancho, agradeceu o convite efectuado pela FGT que proporcionou pela primeira vez a sua participação na BTL. Demonstrou o seu agrado por mais uma vez as Cantarinhas terem conseguido uma prestação que captou a atenção do público e arrancou inúmeros aplausos. Isac Loureiro, referiu ainda que o Rancho tem actuado por todo o mundo, mas que é sempre um orgulho imenso quando apresentam o seu trabalho em Portugal.
A FGT considera que os objectivos delineados para a BTL 2011 foram plenamente alcançados.

Sem comentários: