sexta-feira, 1 de abril de 2011

Figueira da Foz - Eventos para o 3º trimestre

A Agenda de Eventos da Figueira da Foz para o 2º trimestre já está disponível em vários pontos da cidade.
Recheada de eventos, esta edição apresenta algumas novidades dedicadas a escritores patentes nas 5ªs de Leitura, organizadas pelo Museu Municipal Dr. Santos Rocha, curiosidades sobre o concelho e informação cívica. Pretende-se sobretudo veicular não só informações úteis e de entretenimento mas também informação cultural directa ou indirectamente relacionada com a Figueira da Foz.
Neste trimestre destacam-se claramente as Festas da Cidade - 23 e 24 de Junho: as Marchas Populares na Avenida 25 de Abril e no Coliseu Figueirense, os arraiais populares e toda a animação de rua característica do São João da Figueira da Foz. Tipicamente associada às festividades populares vem a gastronomia, sendo obrigatória a degustação das diversas iguarias que a Feira das Freguesias apresenta, assim como a tradicional Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense, entre 9 e 11 de Junho.
Sugere-se ainda a visita à Feira Saudável que se realiza todos os domingos no Meeting Point, bem como às Feiras de Antiguidades e Velharias que se realizam no 1º e 3º sábados do mês, no Jardim Municipal e em Buarcos, respectivamente. De salientar a 1ª Feira Medieval Infante D. Pedro, que se vai realizar entre 23 e 25 de Abril em Buarcos.
Abril é um mês rico em comemorações!
O 37º aniversário do 25 de Abril será assinalado um pouco por todo o concelho: serviço educativo, música, danças tradicionais e ainda exposições das quais se sugere a visita ao espólio apresentado pelo Museu Municipal, entre 25 de Abril e 28 de Maio.
Também o Clube Náutico da Figueira da Foz comemora o seu 27º aniversário com um Regata no dia 23 de Abril.
A 22 de Abril o Museu Municipal comemora o dia Mundial da Terra através duma reflexão sobre a necessidade de preservação do ambiente, sendo a Figueira da Foz um belo exemplo, dado o seu vasto património natural, pois é uma cidade única no país: banhada pelo mar, atravessada por um rio e majestosamente protegida por uma serra.
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, os monumentos da Figueira da Foz vão ser engalanados com apontamento da sua história.
A 1 de Abril o autor Pedro Leitão apresenta a sua colecção de livros de BD infantil, assinalando o Dia Internacional do Livro Infantil.
Com início a 2 de Abril e prolongando-se até 29 de Maio, o Lions Clube da Figueira da Foz apresenta as XXXIV Jornadas de Teatro Amador, com várias peças, a abrir a Farsa de Inês Pereira, pela Sociedade Boa União Alhadense. Ainda no teatro, a 7 de Maio, a peça Perdido no Monte, do Teatro Montemuro, para maiores de 6 anos, no Centro de Artes de Espectáculos.
Mafalda Arnauth, Anabela com “Nós”, Drácula - pela Vórtice Dance Company, Pedro e o Lobo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, são espectáculos a não perder no CAE.
E porque o sol e o calor já convidam a bons passeios ao ar livre, são vários os momentos de animação de rua que proliferam pela cidade: 29 de Abril com Flash Mob Dance – uma organização da Junta de Freguesia de São Julião; 1 de Maio dedicado ao folclore; 19 e 20 de Junho ‘Personagens à Solta’ no Bairro Novo. Especial destaque para o dia 4 de Maio com a ‘Corrida Mundial da Harmonia’, que pelo número de inscritos vai com certeza deixar na história esta passagem pela Figueira da Foz, prevendo-se a participação de aproximadamente 1.000 pessoas.
Com o Verão já a caminho, este trimestre fica ainda marcado pelos eventos náuticos: 13 a 15 de Maio – Prova Nacional da Classe Laser; 21 de Maio – Regata da Marinha; 11 de Junho Kayaksurf Session; 20 de Junho – Dia Internacional do Surf; 21 e 22 de Junho – Regata Internacional da Litocar; 23 e 24 de Junho – Circuito Regional de Bodyboard; 28 e 30 de Junho – Campeonato Nacional de Bodyboard Esperanças; e 1 a 3 de Julho 2º Campeonato Europeu de Bodyboard Pro Junior. Salienta-se o regresso da motonáutica à Figueira da Foz com o Campeonato Nacional a decorrer nos dias 18 e 19 de Junho.

Sem comentários: