sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CNO ACIFF - Presidente da C.A. Tocha certificado!

O Centro Novas Oportunidades da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz realizou no passado dia 25 de Agosto, pelas onze horas e trinta minutos, na Associação de Caçadores do Pinhal Novo, mais um júri de certificação de nível básico de escolaridade. Até aqui nada de novo, não estivesse este júri revestido de um carácter de exceção. Subordinado ao tema Sabores da Gândara, o Projecto Final do candidato Carlos Oliveira - Presidente da Cooperativa Agrícola da Tocha, que integra o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências o qual frequentou durante quatro meses - encantou e deliciou os cerca de quarenta presentes, entre os membros do júri, amigos e familiares.
Com um brilhozinho nos olhos, o Carlos falou da Confraria da qual faz parte, evidenciando a sua história e realçando a importância das confrarias para a manutenção da cultura e tradição de um país. Procedendo in loco à elaboração de duas iguarias típicas da região gandaresa (a batata assada na areia e a sardinha na telha) o Carlos foi explicando a origem gastronómica das mesmas tendo por base a história da região.
Esteve também presente neste júri de certificação, a convite do Carlos Oliveira, o Vice-Chanceler da Confraria do Arroz e do Mar, Dr. José Castanho, que reforçou a ideia da importância da existência das confrarias, agradecendo o convite que lhe foi dirigido e fazendo votos de que estes eventos se repitam a fim de divulgar o bom nome das regiões das quais as confrarias fazem parte.
O Carlos fez, ainda, questão de valorizar a iniciativa Novas Oportunidades, fazendo saber que todo o processo que frequentou, ao contrário da opinião pública, “não foi um facilitismo, nada me foi dado e isto é importante que se saiba para dignificar o trabalho das equipas”, utilizando um provérbio chinês para fechar com chave de ouro a sua apresentação: “Se vires um homem com fome, não lhe dês peixe, ensina-o a pescar!”
No final da sessão de júri o Carlos ofereceu o almoço a todos os presentes, que foi o resultado do seu Projecto Final. O CNO ACIFF congratulou o candidato, fazendo votos de que o mesmo continue a apostar na sua qualificação que certamente lhe será útil no seu futuro, como o próprio Carlos foi reconhecendo ao longo de todo o seu processo.

Sem comentários: