quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cães Guia na escola

Numa iniciativa do diretor da turma 5º8, Luís Florência, e no âmbito da área curricular de Formação Cívica, decorreu no dia 12 de abril no salão polivalente da Escola Dr. João de Barros uma sessão de apresentação, sensibilização e divulgação da Escola de Cães Guia de Mortágua, dinamizada pela Dra. Ana Filipa Paiva, técnica dos quadros daquela instituição.
Este evento contou com a presença das turmas 5º1, 5º8, 5º9, 5º14 e 6º5 da Escola. Nesta ação de informação/sensibilização, em consonância com o tema adotado este ano pela escola “os animais são nossos amigos”, foi explicado como são treinados e preparados estes cães para formarem duplas com os invisuais e o modo como se processa a integração e constituição da dupla e as principais técnicas ministradas e aplicadas. Foi também referido o fato de haver famílias de acolhimento para cães guia.
Esta atividade decorreu de forma excelente com todos os alunos extremamente interessados e a colocarem muitas questões pertinentes na fase de debate que se seguiu à apresentação.
A turma 5º8 apadrinhou ainda uma cadela-guia de nome “Sweet” da raça Labrador Retriever, de 2 anos de idade, da Escola de Cães Guia de Mortágua. A escolha do cão a ser apadrinhado foi feita pelos alunos da turma durante a aula.

Sem comentários: