sábado, 23 de junho de 2012

CARPE DIEM ! Roma e os romanos no verão 2012 do Museum Municipalis Santos Rocha

Carpe diem é o lema do Serviço Educativo do Museu Municipal Santos Rocha para as atividades de férias de verão 2012 cuja temática será Roma e os romanos.
Tendo como ponto de partida os achados arqueológicos romanos de Santos Rocha na região do Algarve e a coleção de Numismática Romana, partiremos à descoberta deste povo extraordinário! A lenda da fundação de Roma, o povo romano com o seu modo de vida, o quotidiano, a alimentação, a religião, as habitações, as brincadeiras e as marcas da sua passagem pelo nosso distrito constituem algumas das ações a desenvolver.
Participando nesta descoberta enriquece-se o tcurriculum vitae e, tal como César, diemos: “Veni, vidi, vici”!
Junho:
28 -Ab ovo (usque) ad mala – Uma refeição romana (2 euros por criança). Almoçar como os romanos. Será que também comiam piza?
Julho:
4 -Verbi gratia – Jogo de descoberta de expressões latinas no dia a dia. A priori usamos várias expressões, das quais não conhecemos a origem. Vamos descobri-las com um cursor.
11 - Deus Ísis et Osíris – O mito dos deuses egípcios. Um mito que tem o amor como sentimento capaz de vencer tudo.
18 - Ludi romani – os jogos romanos. Jogar e brincar à cabra cega e ao jogo do moinho.
20 - Via Aeminium – visita ao criptopórtico – MN Machado de Castro. Uma viagem inesquecível aos bastidores da Coimbra romana. Na base do fórum de Augusto.
Agosto:
3 - Domus romana – A casa romana. Como construíam os romanos as suas casas? Tinham cozinha e casa de banho?
7 - Via Conímbriga – visita a Conímbriga. Viagem a uma das maiores cidades romanas na Península Ibérica.
8 – Viriatus – O defensor da Lusitânia. O pastor lusitano que lutou contra os romanos. Terá conseguido?
Público-alvo – ATL’s (6 aos 14 anos); Horário: 10h30 e 14h30; Duração: 60/90 minutos / visitas externas 09h30/17h30; Nº de participantes: 5 a 20 por sessão, com exceção das visitas ao exterior. Requer marcação prévia. Para mais informações contactar o Serviço Educativo pelo telefone 233 402 840 ou pelo email (servico.educativo@cm-figfoz.pt).

Sem comentários: