sábado, 25 de agosto de 2012

Manuel Fernandes Tomás homenageado (também pelo S. Pedro)

As comemorações de homenagem a Manuel Fernandes Tomás são levadas a efeito a 24 de agosto. Este ano foram realizadas com a parceria entre CMFF, Junta de S. Julião e Associação Cívica e Cultural 24 de Agosto e constaram da deposição de flores sobre a campa pelos respetivos presidentes destas associações. A cerimónia teve continuação no auditório do Museu dr. Santos Rocha com a intervenção das seguintes entidades:
Presidente da Associação Cívica e Cultural 24 de Agosto, drª Manuela Neves; leitura, pelo apresentador da Cerimónia, de uma comunicação do Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Maçonaria Portuguesa, Dr Fernando Lima; Presidente da Associação Manuel Fernandes Tomás, Prof Doutor Fernandes Tomás; Presidente da CMFF dr. João Ataíde; Discurso sobre “A Liberdade Hoje” pelo prof. doutor Carlos Carranca; Dramatização de uma intervenção de MFT nas Cortes sobre “Liberdade de Imprensa”, pelo ator amador, trajado à época, Engº Luís Ferreira.
Mas antes disto, a meio da tarde e em frente à sua estátua, procedeu-se ao início da pintura do vasto e famoso painel, onde se vê Manuel Fernandes Tomás a discursar nas Cortes. Este painel foi dividido em 12 módulos, e sorteados por 12 artistas plásticos, seis da Magenta e outros seis da AAAGP. Cada um pintaria o seu módulo para, no final, se refazer o quadro com a “arte dos doze”. No entanto, como o São Pedro resolveu aliar-se ao evento artístico através de uma chuva miudinha, esta ação será reagendada para data a anunciar brevemente.

Sem comentários: