segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Escolas da Figueira da Foz - AEZUFF - Noticias

World Days of Action / Dia internacional das Eco-Escolas 
No próximo dia 7 de novembro celebra-se aquele que é o primeiro de muitos Dias Mundiais de Ação, em que as crianças de estabelecimentos de ensino que fazem parte do Programa Eco-Escolas, se juntam numa jornada global de contribuição ativa para a construção de mundo melhor. Das Bahamas ao Cazaquistão, do Quénia ao Japão, jovens vão participar em ações lideradas por estudantes para um mundo mais sustentável. 
Em mais de 20 países, crianças e jovens em ação por um mundo mais sustentável. Em Portugal mais de 150 Eco-Escolas já se comprometeram a participar através de realização de diversas ações de intervenção na comunidade. O Dia Internacional das Eco-Escolas (World Days of Action) é uma iniciativa Foundation for Environmental Education (FEE) que coordena a rede Eco-Schools internacional em 52 países. 
Em Portugal o Eco-Escolas e o World Days of Action-Dia internacional das Eco-Escolas são dinamizados pela Associação Bandeira Azul (ABAE). Este dia é concebido para capacitar crianças e jovens para a mudança necessária a um mundo mais sustentável, envolvendo-os em aprendizagens ativas e orientadas para a ação. 
Jan Eriksen, presidente da (FEE), refere a propósito do WDA: "Inspirar os jovens numa idade em que a educação ambiental pode ter um impacto substancial sobre o seu comportamento na vida adulta, é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta. Ao educar e apoiar as nossas crianças através do primeiro do que esperamos venham a ser muitos Dias Internacionais das Eco-Escolas, o Eco-Escolas está a fazer a diferença agora e para o futuro." 
As ações lideradas pelas Eco-Escolas portuguesas serão ainda premiadas pela Staples Portugal através da atribuição de cheques – desconto no valor global de 2000€. 
As escolas que até agora se inscreveram para participar no Dia Internacional das Eco-Escolas são de: Bahamas, Bulgária, China, Croácia, Chipre, República Checa, Inglaterra, França, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, Jordânia, Cazaquistão, Letónia, Lituânia, Malta, Holanda, Quénia e Portugal, no qual se incluem todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF). 
------------------------------------------------------- 
AEZUFF – Mais uma ‘Bandeira Verde Eco-Escolas’
O Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz (AEZUFF) ganhou, pelo segundo ano consecutivo, mais uma bandeira verde eco-escolas em todos os estabelecimentos de ensino que o compõem (JI, EB1 e Escola Sede), fruto do seu trabalho continuado a favor da educação ambiental.
A Escola Sede tem já 6 bandeiras eco-escolas!
No próximo dia 7 de novembro celebra-se aquele que é o primeiro de muitos Dias Mundiais de Ação, em que a comunidade educativa tem a oportunidade de “Dar as Mãos” numa jornada global de contribuição ativa para a construção de um mundo melhor. 
Em Portugal  mais de 150 Eco-Escolas já se comprometeram a participar através de realização de diversas ações de intervenção na comunidade.
Assim, o cronograma das iniciativas na EB 2-3 Dr. João de Barros, no dia 7 de novembro, 4ª feira, será o seguinte::
Todos os Alunos, Professores e Pessoal Não Docente devem trazer vestida uma camisola de cor verde; No intervalo das 10h realizar-se-á um cordão humano com começo na Biblioteca Escolar e, literalmente dando as mãos, abraçando toda a escola. Pelas 11 horas será hasteada a bandeira da eco-escolas, que contará com a presença de alunos das 12 nacionalidades diferentes que frequentam a escola!
------------------------------------------------------- 
Torneios de Abertura de Ténis de Mesa na Escola Dr. João de Barros
Os torneios de abertura de Ténis de Mesa reuniram 102 participantes e realizaram-se nos dias 16, 17 e 24 de outubro. Estes torneios integram o calendário competitivo do desporto escolar da fase escola que depois terá a sua expressão no calendário competitivo externo. Destacaram-se os seguintes alunos nos diferentes escalões:
Infantil A Feminino: 1º, Ana Rute Benedito (5º10); 2º, Simone Seixas (5º4) e 3º, Rita Maciel (5º4). 
Infantil A Masculino: 1º, Pedro Lucas (5º2); 2º, André Amaro (5º2) e 3º, Pedro Cabete (5º13). 
Infantil B Feminino: 1º, Isabel Rasteiro (6º1) ; 2º, Joana Figueiredo (6º12) e 3º, Carolina Silva. (6º14). 
Infantil B Masculino: 1º, Francisco Bicho; 2º, João Ferreira e 3º, Pedro Costa (sendo todos estes alunos do 6º2).
Infantis B do 7º ano destacaram-se os alunos do 7º B:  1º, Ruben Venâncio; 2º, Tiago Gomes  e 3º, David Almeida.
3º Ciclo no escalão Iniciado e Infantil Feminino: 1º - Iara Boliqueime (7ºA); 2º -Edna Boliqueime (9ºA) e 3º- Catarina Gonçalves (9ºA). 
Iniciados Masculino: 1º - João Felício (9ºA); 2º - Timur Lomin (8ºB) e 3º João Félix (9ºA).
O escalão de Juvenis realizará o seu Torneio de Abertura somente no dia 7 de novembro, isto devido ao elevado número de participantes. 

-------------------------------------------------------
 Halloween na EB 2-3 Dr. João de Barros- Fotos

Sem comentários: