terça-feira, 19 de março de 2013

Kadija é o aroma dos perfumes de limonete de Tavarede

A marca KADIJA nasceu a partir do projeto vencedor da 10ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola “Valorizar os recursos naturais e locais para a solução de problemas concretos”, no 2º escalão (relativo ao 1º ciclo). 
No âmbito do Prémio Fundação Ilídio Pinho, historiando: 
No ano letivo de 2008/2009 o Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz  recebeu uma menção honrosa com o projeto “Matelogia”, da área da matemática; Em 2009/2010 foi aprovado “O Engenho e a Arte da Física”; Em 2010/2011, para além da participação com o projeto do 2º/3º ciclos, “Ciência para a sustentabilidade”, o Agrupamento foi premiado com uma menção honrosa do JI Cova-Gala “Um inseto chamado besouro”. Em 2011/2012 o JI Cova-Gala dinamizou o projeto “O Sal e a Vida”e a EB1 dos Quatro Caminhos vence o 1º prémio nacional do 2º escalão “Que bem cheira a nossa terra”. 
O principal objetivo do projeto era criar um sabonete e um perfume de limonete já que as “nossas” bisavós e bisavôs (como dizem os alunos), também se perfumavam com as suas folhas, colocando-as nos bolsos da roupa que vestiam. Diziam elas que nos bailaricos realizados fora da “terra” os moços logo as identificavam como sendo “meninas de Tavarede” porque o cheirinho era inconfundível.
Depois de alguma investigação sobre o limonete nasceu em todos uma enorme vontade de avançar e fazer mais. Alunos e professoras sentiram que era urgente requalificar a planta e mostrar às gerações futuras a importância deste maravilhoso arbusto. No âmbito do projeto desenvolvido pela escola, candidato ao Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola, decorreu um concurso para a atribuição do nome ao sabonete e perfume produzidos artesanalmente: KADIJA foi o nome vencedor! "Os meninos sonharam, a obra nasceu… que bem cheira a nossa Terra!" foi o mote para a continuidade do sonho, transformando-o em realidade.
A marca foi registada no Instituto de Propriedade Industrial; foram contactadas empresas portuguesas para a produção dos múltiplos produtos que integram a linha KADIJA (o conteúdo dos mesmos e as respetivas embalagens).
Quem é, então, a misteriosa KADIJA? É um sabonete, uma loção corporal, um gel de banho, um champô, uma esponja para sapatos, uma touca de banho, um kit de higiene, um toalhete, sabonete líquido. Todos com o aroma fresco do limonete…até a esponja dos sapatos e a touca de banho!
O projeto original foi dinamizado pelas Professoras Paula Simões e Cristina Calouro e pelos 35 alunos que frequentaram a EB1 dos Quatro Caminhos:  
Alexis dos Prazeres Vieira; Beatriz Pinto da Fonseca Lopes; Carlos Daniel da Silva Nunes; Diogo Miguel Rodrigues Nunes; Gabriela Vasconcelos da Silva; Guilherme Filipe Bento Góis; Marta Sofia da Costa Loureiro; Miguel Pedro Rodrigues Carvalho; Nuno Filipe Carmo Maia; Ricardo Marques Simões Nogueira da Costa; Ana Beatriz Henriques Romão Dias; Ana Rita Acates Correia; André Pedrosa Rascão; Bruno Diogo Moreira Antunes; Eduardo Loureiro Sousa; Maria Inês Santana Nunes; Rui Pedro Viegas Dias; Alexandre Miguel Jerónimo Pereirinha; Ana Safia Musova; André Filipe Jerónimo Monteiro Pereirinha; Barbara Mariana Lopes Santos de Jesus Sampaio; Diandria Kriguer Silva Azevedo; Francisco Miguel Janeiro Craveiro; Inês Silva Monteiro; Ivan Gomes Pinheiro; Ricardo Nuno Duarte Pinto; Zarina Monte Fernandes; Adriel Kriguer Silva Azevedo; Diogo Rodrigues Espírito Santo; Francisco Dinis Lopo Sequeira Faria Maduro; João Pedro Valente Raposeiro; Leandro Júlio David Figueiredo; Mariana da Costa Figueiredo; Pedro Octávio Rosa Santos Bronze; e Guilherme Henrique Figueira da Silva.

Sem comentários: