segunda-feira, 11 de março de 2013

Luxemburgo na Figueira da Foz

Realiza-se no dia 14 de março, pelas 18h00, no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espectáculos, o Ciclo Luxemburgo, com a presença do Senhor Embaixador do Luxemburgo em Portugal, Paul Schmit. 
Programa: 
14 de março, 18h00 – Apresentação do livro “História do Luxemburgo”, de Gilbert Trausch, pelo Senhor Embaixador do Luxemburgo em Portugal, Paul Schmit. Sinopse: A edição portuguesa de “História do Luxemburgo”, de Gilbert Trausch, resulta de um projecto do Ministério da Cultura luxemburguês, com a colaboração do Forum Portugal-Luxemburgo e o apoio da Embaixada do Luxemburgo em Portugal. Trata-se de uma obra importante para o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países, nomeadamente por razão da importante comunidade lusófona residente no Luxemburgo. Apesar do seu tamanho – 2 586 km e 500 000 habitantes – o Grão-ducado de Luxemburgo é um verdadeiro Estado, com uma história particularmente rica. Situado no coração da Europa, entre a França, a Bélgica e a Alemanha, o Luxemburgo participou nos grandes desenvolvimentos Europeus. O passado movimentado do Grão-Ducado é um verdadeiro resumo da história europeia. 
14 de março, 18h30 – Exibição do Filme "Léif Letzebuerger" (“Queridos Luxemburgueses”), de Ray Tostevin (96 min). Sinopse: "Léif Letzebuerger" (“Queridos Luxemburgueses”) relata a história do exílio da Grã-Duquesa Charlote durante a Segunda Guerra Mundial. A sua amizade com o Presidente Roosevelt foi um catalisador importante no processo de libertação do seu pequeno país. Os seus discursos na BBC deram ao povo luxemburguês a coragem e a determinação para não desistir perante um ocupante detestado. Entrada gratuita.

Sem comentários: