sexta-feira, 6 de março de 2015

AEZUFF noticias: No pódio em Concurso Nacional, e o Projeto Comenius

Os alunos e professores da EB1 das Abadias (AEZUFF) estão de parabéns pelos 1º e 3º lugares obtidos no Concurso Nacional «Passatempo Ria de Aveiro – Escolas do Ensino Básico», promovido pela Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro (CIRA). 
No sentido de sensibilizar a população mais jovem para a singularidade da ria e dos produtos endógenos da região de Aveiro, a CIRA decidiu lançar um desafio a 500 escolas do primeiro ciclo, convidando-as a conhecer melhor este território através da participação dos alunos num concurso de âmbito nacional. O concurso «Passatempo Ria de Aveiro – Escolas do Ensino Básico» foi aberto a trabalhos artísticos desenvolvidos por equipas, até um número máximo de 5 alunos, nos 1º, 2º e 3º escalões, respetivamente, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade. 
Concorreram 124 trabalhos em representação de 18 escolas, tendo envolvido um total de 538 crianças. Não tendo sido fácil o processo de escolha dos melhores trabalhos, o júri chegou a uma decisão final na sequência da análise dos diversos critérios de seleção. 
A EB1 das Abadias concorreu nos 3 escalões tendo obtido os seguintes prémios: 
1º escalão, alunos do 2º ano:1º lugar – 1 quadro interativo; Escola Básica do 1º Ciclo de Abadias: Equipa: Sofia Oliveira, Maria Santos, Belisa Miguel, Joana Oliveira, 
3º escalão – Alunos do 4º ano: 3º lugar – 1 retroprojetor; Escola Básica do 1º Ciclo de Abadias: Equipa: Gonçalo Morgado, Tatiana Leleka, Matilde Namora, Helena Lima e Beatriz Lopes. 
Os prémios vão ser recebidos no dia 17 de março, em Aveiro, pretendendo o AEZUFF contar com o apoio da autarquia figueirense para a sua deslocação.
…………………………………………..
Internacionalização do 1º Ciclo No âmbito do Projeto Comenius “Who wants to play with me?” uma representação de professores da EB1 das Abadias deslocou-se esta semana à Polónia, neste que é o 2º e último ano de desenvolvimento deste projeto internacional. 
Através desta parceria europeia (integrada pelo nosso país e pela Espanha, Turquia, Inglaterra, Polónia e Roménia) pretende-se incrementar capacidades sociais, éticas, desportivas e linguísticas através dos jogos tradicionais. 
A propósito deste projeto, a EB1 das Abadias vem associando a temática dos jogos tradicionais à sua dinâmica interna, nomeadamente nos últimos dois carnavais. Os alunos aprendem através do jogo regras e aspetos didáticos transversais a outras áreas do saber. 
Alunos e professores receberão brevemente, na Figueira da Foz, os participantes dos países parceiros e deslocar-se-ão, ainda, a Horche, em Espanha.

Sem comentários: