terça-feira, 10 de março de 2015

Bombeiros Municipais da Figueira da Foz comemoram esta 4ª feira, 11 de março, 150 anos de existência!

No âmbito das comemorações o Arquivo Histórico Municipal tem patente na Biblioteca Municipal, durante todo o mês de março, uma mostra documental constituída principalmente por correspondência institucional diversa, estatutos, regulamentos, relatórios e contas anuais, documentos que ajudam também a reconstituir a história da comunidade da Figueira da Foz a quem o Corpo de Bombeiros Municipais continua a proteger e servir diariamente. 
A mostra integra também objetos gentilmente cedidos pelo Corpo de Bombeiros Municipais, nomeadamente um capacete, fardamento de gala e combate a incêndios, registos fotográficos de simulacros e de alguns incêndios marcantes, ocorridos no concelho, um exemplar da medalha comemorativa do centenário da corporação e a medalha atribuída em 1983 pelo Instituto de Socorros a Náufragos, por serviços prestados. 
…………………… 
Por sua vez, e no âmbito do Dia Internacional da Mulher e das comemorações dos 150 anos dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, a Biblioteca Municipal promoveu ontem, na sala infanto-juvenil, um encontro entre alunos do 1º CEB e com a bombeira municipal Marina Caetano, a única mulher, em 150 anos de existência dos Bombeiros Municipais, a integrar a corporação. 
 Cerca de 25 alunos do 1º ano da EB1 de Abadias participaram de forma muito entusiasta na iniciativa, que lhes permitiu contactar com uma realidade geralmente masculina, mas da qual esta mulher de 31 anos, natural de Miranda do Corvo, já faz parte há quase uma década.
Marina mostrou-se muito feliz com a profissão que escolheu. Embora seja uma mulher entre homens referiu que há boa camaradagem e que por vezes até é ‘mimada’ pelos colegas, embora não deixe de fazer tudo o que eles fazem.

Sem comentários: