domingo, 15 de março de 2015

Concurso Concelhio de Leitura

É o terceiro ano consecutivo que a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás e o Grupo de Trabalho Concelhio da Figueira da Foz para a Rede de Bibliotecas Escolares promovem a realização do Concurso Concelhio de Leitura, que desde o ano 2014 inclui a participação, para além de alunos do 2º CEB, de alunos do 1ºCEB da rede pública e também particular. 
A final do 2º CEB realiza-se dia 17 de março no Centro de Artes e Espetáculos, será apresentada pela jornalista Andreia Gouveia e terá como elementos do júri António Tavares, Graça Barão, Maria Isabel Gaspar Ferreira de Sousa, Ana Borges e a ilustradora e designer gráfica Ana Biscaia. 
O momento de animação estará a cargo de André Madaleno e das suas "Palavras Mágicas". 
Nesta final participam 28 alunos (Colégio de Quiaios, EB2/3 Dr. João de Barros, EB2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo, EB2/3 Infante D. Pedro e EB2/3 Pintor Mário Augusto). 
As obras selecionadas para esta final foram "A Porta” de José Fanha e "A História de um caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís Sepúlveda. 
 Já a final do 1º CEB realiza-se a 19 de março, também no CAE. A apresentação estará a cargo da jornalista Joana Amaro Ferreira, e terá como elementos do júri: António Tavares, Graça Barão, Isabel Lucas, Albertina Seco e a escritora Helena Roso. 
Nesta final participam 55 alunos (EB1 Castelo, EB1 Serrado, EB1 Maiorca, EB1 Carvalhais, EB1 Costa de Lavos, EB1 Marinha das Ondas, EB1 Paião, EB1 Regalheiras, EB1 Santa Luzia, Centro Escolar S. Julião - Tavarede, EB1 Abadias, EB1 Rui Martins e EB1 Viso), os quais tiveram que ler os livros "O segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares e “A Menina que sorria a dormir” de Isabel Zambujal. 
O ator e encenador Emanuel Rodrigues será o responsável pela atividade criativa de animação desta final, “ Jogar ao teatro”. 
O concurso Concelhio de Leitura conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, da Magenta- Associação dos Artista pela Arte, da AAAGP – Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, da Padaria Dionísio, dos Concessionários do Mercado Municipal Engº Silva, da livraria ‘Ao Pé das Letras’ e da Águas da Figueira.

Sem comentários: