quinta-feira, 12 de março de 2015

Dia Mundial da Poesia celebrado na Biblioteca entre livros e pintura

A Biblioteca Municipal acolhe, dia 21 de março, pelas 17h30, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, a sessão de apresentação do livro de poesia, "O Silêncio Solar das Manhãs", de António Canteiro (pseud. de João Carlos Costa da Cruz), vencedor em 2013 do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama. 
A apresentação da obra estará a cargo do poeta figueirense António Augusto Menano e a sessão será abrilhantada por JP Cavadas (guitarra clássica) e Manuel Ribeiro (guitarra portuguesa) e pelo Grupo de Teatro “ Páteo das Galinhas”. 
Em simultâneo será inaugurada uma mostra de 18 aguarelas da autoria do escultor/pintor Alves André. 
……………………………………..
Biografias:
António Canteiro é o pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nascido em 1964, em S. Caetano, Cantanhede. 
Atualmente vive em Febres, Cantanhede e é Técnico Superior de Reinserção Social, junto dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Aveiro. 
Ao longo dos anos têm sido vários os prémios atribuídos a obras de António Canteiro. 
Com o romance Parede de Adobo recebeu a Menção de Honra do Prémio Literário Carlos de Oliveira, em 2005 (Edição CSPSC). O romance Ao Redor dos Muros venceu o Prémio Literário Alves Redol, em 2009 (Edição Gradiva). O romance Largo da Capella obteve a Menção de Honra do Prémio Literário João Gaspar Simões, em 2011 (2ª Edição – Gradiva Editora). Com o livro O Silêncio Solar das Manhãs venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013. Com o romance Deitei a Tarde Pela Janela e Fiquei SÓ, foi galardoado com Menção Especial do Júri do Prémio Literário Casa da Escrita/João José Cochofel, de Coimbra, em 2014.
Celestino Alves André nasceu em 1959, em Portunhos – Cantanhede, em plena região da Pedra de Ançã. Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, no Curso de Artes Visuais. Como pintor executou várias cópias de trabalhos do Museu Calouste Gulbenkian e co-participou na restauração da sala Almeida Araújo do Palácio Nacional de Queluz. Da sua obra escultórica, destacam-se: o busto de Cabral Antunes (concurso onde obteve o primeiro prémio), em Coimbra; a estátua Francisco Stromp, Estádio de Alvalade, em Lisboa; o busto da Rainha Dª Catarina de Bragança, para Queens, Nova Iorque, EUA; a estátua equestre em bronze, com 6,10 metros de altura, na Praça Marquês de Marialva, ex-libris de Cantanhede; a escultura para Lagny-Sur-Marne, em Paris; a estátua de Sua Santidade o Papa João Paulo II, em Timor, sendo a estátua mais bela e maior, em bronze, alguma vez saída das fundições artísticas do nosso país, com 6,5 metros.Mais recentemente executou a estátua da Tricana para a Freguesia de Almedina, Coimbra. Tem a seu cargo vários projetos artísticos para o país e para o estrangeiro.

Sem comentários: