terça-feira, 4 de agosto de 2015

120 Anos Coliseu Figueirense

No âmbito dos seus 120 anos (25 de agosto) o Coliseu Figueirense homenageou os Bombeiros Municipais. Dia 08 será a vez do Ginásio Clube Figueirense que, curiosamente, também comemora o seu 120º aniversário, e dia 16 uma Corrida no âmbito dos 175 anos da Misericórdia-Obra da Figueira.
No passado domingo decorreu a corrida dos 150 anos do Corpo de Bombeiros Municipais da Figueira da Foz* com um mero ato simbólico na arena e, no intervalo, descerramento de uma placa nas arcadas da praça assinalando a efeméride. 
No próximo sábado, dia 8 de agosto, espetáculo de cariz acrobático-taurino ao qual se associa os também 120 anos do Ginásio Clube Figueirense, e no qual se recordará os acrobatas tauromáquicos do passado da Figueira, o Júlio Carvalho, Sebastião Monteiro e Joaquim Jorge. Descerramento de uma placa ao intervalo. 
Domingo, 16: Corrida no âmbito dos 175 anos da Misericórdia-Obra da Figueira. O tributo centra-se numa breve cerimónia às 12h30. Neste momento alto será descerrada uma placa evocativa, junto ao primeiro jardim-escola João de Deus (pinhal), pelo facto que naquele local ter existido a primeira praça de touros (em madeira) da Figueira da Foz, no recuado século XIX, então em terrenos da Misericórdia. 
…………………………………. 
*Coliseu Figueirense homenageia Bombeiros Municipais No espetáculo tauromáquico que decorreu no passado domingo da praça de touros da Figueira, após as tradicionais cortesias de abertura, o Coliseu Figueirense evocou os 150 anos do Corpo de Bombeiros Municipais da Figueira da Foz. 
Para além de um ato público, na arena, na presença da viatura mais antiga de combate a incêndios, o carro “Portugal”, foram trocadas lembranças entre a administração do Coliseu Figueirense e a Camara Municipal da Figueira da Foz, na presença do seu presidente. Ao som da Marcha do Vapor, executada pela Filarmónica Figueirense que abrilhantou a corrida, marcou-se a troca de afetividade e admiração. 
No intervalo da tourada, foi descerrada, nas arcadas da praça, uma placa, em mármore, que perpetuará a efeméride e a ligação que o Coliseu Figueirense nutre pelos bombeiros. Miguel Amaral recordou tempos antigos no seu discurso, como “os antigos peditórios” e a presença histórica do célebre “pingómetro” quando refrescava a praça, ao intervalo, e não deixou de aludir a um antigo desejo: “ver a praça coberta”, numa visão de futuro e polivalência. 
Usaram ainda da palavra a representante da Junta da Freguesia de Buarcos/S. Julião D. Maria de Lurdes Palaio; o comandante da Corporação Nuno Osório que mostrou o seu contentamento pelo facto de, a partir de 20 de setembro possuir novas instalações; e o presidente da câmara dr. João Ataíde. 
Refira-se que no próximo sábado, dia 08 de Agosto, às 22h30, realizar-se-á um espetáculo internacional de recortadores, que se insere também nos 120 anos do Ginásio Clube Figueirense e pela sua natureza não deixará de recordar acrobatas figueirenses do passado ligados à tauromaquia, como Júlio Carvalho, Sebastião Pimentel Monteiro e Joaquim Jorge da Silva. 
No dia 16 (domingo), às 18 horas, haverá mais uma corrida de touros no centenário tauródromo da Figueira.

Sem comentários: