quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Coliseu Figueirense volta à História e às Memórias

No passado sábado, 08 de agosto, no intervalo de um espetáculo de acrobacia taurina protagonizado por recortadores portugueses e espanhóis (que fazem habilidades arriscadas mas vistosas frente dos touros, em que a mais conhecida é o salto por cima quando eles investem), o Coliseu Figueirense, no âmbito do programa comemorativo dos seus 120 anos de existência, descerrou uma placa que marca as também 12 décadas do Ginásio Clube Figueirense e recordou Joaquim Jorge (Charlot), Júlio Carvalho e Sebastião Monteiro, saudosos acrobatas tauromáquicos figueirenses que durante anos forma cartaz nacional na lide acrobática. 
Presentes estiveram as famílias destes três nomes que ficaram para história da Figueira. Miguel Amaral, presidente da praça da Figueira contextualizou, no tempo, estes nomes e ainda se referiu a uma figura que pertenceu, de forma dinâmica, às duas instituições: Severo da Silva Biscaia. Por parte do Ginásio Figueirense usou da palavra a Ana Rolo, presidente do clube encarnado da Figueira, e o sócio número um do clube, José Rolinho Sopas que, perante o velho estandarte, fez ecoar nas arcadas da praça um vibrante "Vai d' Arrinca!", o grito ginasista! 
No próximo domingo realizar-se-á, às 18 horas mais uma imponente corrida de toiros, desta vez a marcar os 175 anos da Misericórdia-Obra da Figueira. Antes, às 12h30, no Largo Pereira dos Santos (junto ao Chafariz do Pinhal), será descerrada uma placa que lembra a primeira praça de toiros da Figueira, de madeira, que existiu no local de 1850 a 1895, então em terrenos da Santa Casa da Misericórdia.

Sem comentários: