sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia debate inovação na luta contra o cancro

A Figueira da Foz será o palco da segunda edição do Simpósio Nacional da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO). De 17 a 19 de novembro, no Eurostars Oasis Plaza, a comunidade oncológica nacional reúne-se para discutir as inovações ao nível do diagnóstico e do tratamento. Analisar o presente e perspetivar os rumos a seguir para o futuro da Oncologia constitui o ponto de partida para o debate. 
Sob o mote “Reflexões para o Futuro”, o Simpósio Nacional SPO conta este ano com um programa científico com foco no desenvolvimento futuro da Oncologia. A medicina de precisão, as novas técnicas de imagem, a inovação em cirurgia, a radioterapia de protões e os desafios no tratamento sistémico serão alguns dos temas abordados. 
O primeiro dia do Simpósio será dedicado aos mais jovens com a realização do 1º Encontro de Internos e Jovens Especialistas. «Haverá lugar para a reflexão sobre aspetos da formação dos mais jovens e o seu envolvimento crescente nas atividades de investigação. É importante apoiar esta nova geração de oncologistas e devemos orgulhar-nos dela, pois será certamente a mais bem pre
parada de sempre», afirma Gabriela Sousa, presidente da SPO. 
No segundo dia do evento, destaque para o debate com o tema “Cobertura e organização dos cuidados oncológicos em Portugal”, no qual a SPO espera contar com a participação não só da classe médica, mas também de decisores políticos. «Consideramos fundamental envolver outros quadrantes da sociedade na discussão, nomeadamente os nossos representantes políticos. Nesta sessão, queremos também apresentar os ‘Compromissos da Oncologia’, um documento com medidas concretas, cuja implementação é urgente para que se possa perspetivar um futuro mais positivo e com mais esperança para a Oncologia em Portugal», sustenta a presidente da SPO. 
O Dia Mundial do Cancro do Pâncreas, que se assinala a 17 de novembro, primeiro dia do Simpósio, será também assinalado com uma iniciativa conjunta da SPO, do Grupo de Estudos do Cancro Digestivo e da Europacolon - Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo. 
Poderão inscrever-se no Simpósio Nacional SPO 2016 sócios e não-sócios da Sociedade Portuguesa de Oncologia, promotora do evento: médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos e estudantes.
----------------------------------------------------
Também no âmbito deste SPO 2016, a Sociedade Portuguesa de Oncologia organiza no dia 18 pelas 13h30, neste mesmo espaço, um debate de política de saúde, no qual irá reunir profissionais de saúde e decisores políticos para uma análise conjunta do panorama atual e discussão de compromissos para o futuro.

Sem comentários: