segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Mulheres de Tavarede inauguraram este domingo a sua sede por onde passaram centenas de pessoas!

Em Tavarede a história é rica e recheada de tradições, quer festivas, gastronómicas, teatrais, artísticas, e em tudo o que diga respeito à alma tavaredense. 
E há já alguns anos que algumas mulheres, em conversa, se iam apercebendo de datas importantes e fazendo planos de para as reavivar, juntando a isso o prazer da iniciativa e do convívio. E claro, conversa puxa conversa foram-se juntando mais ao grupo, tavaredenses de gema ou que para lá foram morar, por amizade e por se reverem nas intenções, até que há uma boa mão cheia de anos surgiu a designação natural e informal de ‘Mulheres de Tavarede’… e que agora já são cerca de 60! 
Assim, e como atividades que estão “no programa”, mantêm viva a tradição dos potes floridos no 1º de Maio, data, aliás, em que o Grupo comemora o seu aniversário; formam um Rancho Folclórico, são presença constante nas Marchas de S. João da Figueira da Foz, fazem teatro, não faltam nas festas de S. Martinho, cantam, tocam, entram em atividade no Dia de Tavarede e representam a terra sempre que para isso são solicitadas, o que vem acontecendo muitas vezes tanto no nosso concelho como também fora dele.
Mas o Grupo não vive apenas para festas, pois suas grandes e constantes ações baseiam-se em atividades de cariz social. Como afirmam na sua página do Facebook (e de onde retirámos muitas destas notas): “-Vamos distribuímos largas centenas de euros pelos mais necessitados na nossa Terra ou da nossa vizinha Figueira. Sempre que nos pedem ajuda, dizemos SIM… Os nossos Almoços Solidários, já tão badalados e famosos, têm ajudado muitas pessoas ou instituições. Ajudar é um dos nossos lemas. 
Não pedimos nada para nós… O dinheiro angariado nesses convívios é para distribuir por quem precisa”. 
E ultimamente começaram também a ganhar fama pela apurada confeção dos seus cozinhados com “cheiro e sabor a Limonete”! Tem sido um sucesso e, se tudo correr conforme o desejado, brevemente disponibilizarão ao público as suas iguarias! 
Ora as reuniões que faziam e toda a organização das atividades eram realizadas nas instalações da Junta de Freguesia cujo elenco as cedia de forma graciosa. Até ontem, altura em que, após umas essenciais obras de remodelação, inauguraram a sua própria sede, em espaço cedido por um tavaredense, e localizada sensivelmente a meio da rua principal de Tavarede. 
 Centenas de pessoas passaram ali ao fim da tarde, juntando-se à festa e à alegria das ‘Mulheres de Tavarede’. 
Que agora, para além do espaço solidário pelo qual já eram conhecidas, têm agora o seu importante espaço físico. (Clicar nas fotos para melhor as visualizar)

Sem comentários: