segunda-feira, 3 de julho de 2017

Refugiados da II Guerra Mundial recebidos na Figueira da Foz em jornada de reconhecimento e a caminho dos EUA

“-Hoje tive a sensação única de ter estado literalmente dentro dum episódio marcante da História contemporânea… A olhar a paisagem da nossa Praia e com o Atlântico ao longe, a palavra ´Liberdade’ deu lugar ao diálogo que se estendeu a todos os que estão a participar na jornada de reconhecimento e saudade desde Bordéus até Lisboa com destino aos EUA... 
JOURNEY ON THE ROAD TO FREEDOM TOUR esteve dia 1 e 2 na Figueira da Foz e traz sentimentos tão ricos que os que a integram - descendentes dos que passaram pela nossa cidade em 1940 e ainda uma dessas pessoas, Lissy Jahvic (Feingold) que viaja acompanhada de duas gerações da sua família - se emocionaram neste reencontro com a cidade que acolheu os seus familiares. 
Em busca de memória vem também Paulette Freed (Kleinhaus) que reviu a casa que foi a morada de seu pai nesses anos… o número 48 da Rua da Fonte. 
Também presentes nessa tarde de memória, os familiares de Aristides de Sousa Mendes! Gente com História! À procura de História! A fazer História!  (Isabel João Brites in 'Figueira Com Sabor a Mar')

Sem comentários: