sexta-feira, 16 de março de 2018

Ano Europeu do Património Cultural com diversas iniciativas na Figueira da Foz

O Município da Figueira da Foz promove, de 21 de março a 26 de maio, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, um conjunto diversificado de iniciativas culturais. 
21 de março, dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore, o Jardim Municipal será o centro das comemorações. O espaço irá receber a reprodução, em bronze, da escultura ‘Mãe’ da autoria do mestre escultor Laranjeira Santos. Esta obra, com 2,70 cm de altura, foi elaborada inicialmente em resina e fez parte da I exposição de Arte Pública realizada na cidade em 2013. 
No mesmo dia e local será realizada a apresentação de ‘Renascimento’ num tronco de árvore, por João Pires, e pelas 10h30 promovidas atividades pedagógicas direcionadas ao público escolar. 
À semelhança de anos anteriores será dada continuidade ao projeto ‘Bancos Poéticos’, desta feita junto à Praça Velha, com a aposição de excertos de poemas de João Gaspar de Lemos Amorim, Carlos Sombrio, Aníbal José de Matos e José Ledesma Criado, em quatro bancos de jardim. 
À tarde, a partir das 14h30 e até dia 30 de março, a Biblioteca Municipal oferecerá aos seus leitores a versão papel do livro Antologia de Poetas Figueirenses (1875-2013), nº 49 da coleção Cadernos Municipais, cuja versão e-book foi editada em 2014 e integra, de forma não exaustiva, poemas de trinta e dois autores naturais ou com fortes ligações ao concelho da Figueira da Foz, editados originalmente entre finais do século XIX e inícios do século XXI. 
22 de março pelas 21h30 a Casa Havanesa acolhe a apresentação da reedição da obra ‘A Figueira dava um postal: Cartofilia Figueirense’. Neste âmbito, o convidado Gonçalo Cadilhe irá falar das suas experiências de viagens e tentar responder à pergunta: “Já ninguém manda postais?”. Entrada livre. 
01 de abril, domingo de Páscoa, pelas 17h00, o Teatro Trindade em Buarcos, recebe o conceituado pianista italiano Fabio Falsetta para um recital de piano que se insere também nas comemorações do Centenário da Morte de David de Souza. O programa é composto por obras de David de Souza. Entrada gratuita, contudo sujeita à lotação da sala. 
18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a atenção vira-se para o Forte de Santa Catarina que estará aberto ao público e no qual se realização visitas guiadas. 
04 de abril até 02 de maio - o Auditório Municipal recebe a 3ª edição do Ciclo de Conferências ‘Temas de Arqueologia’ este ano subordinadas ao tema “O Baixo Mondego: Dos Romanos à Idade Média”, e que terão como oradores convidados Jorge Alarcão (04 abril), Carlos Fabião (11 abril) Flávio Imperial (18 abril) e Vasco Mantas (02 maio). A iniciativa resulta da parceria entre a Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz e a Universidade Sénior da Figueira da Foz (USFF) no âmbito da sua disciplina de Património. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala. 
26 de maio - realiza-se, no Auditório Municipal, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, a ação de formação de curta duração, para professores ‘A Figueira da Foz durante a 2ª Guerra Mundial: refugiados e turistas acidentais’. 
Outras iniciativas, que incluem áreas, entre outras, como a gastronomia, a dança, o teatro, as coleções, serão realizadas ao longo dos restantes meses de 2018.

Sem comentários: