quarta-feira, 2 de maio de 2018

Figueirense Gonçalo Cadilhe, viajante / escritor / jornalista e ex-aluno da Escola João de Barros deu aula aos alunos!

No âmbito das comemorações do cinquentenário da Escola João de Barros esteve presente na passada 4ª feira dia 26 de abril, no salão polivalente da escola, o ex-aluno Gonçalo Cadilhe. Esta foi mais uma iniciativa incluída na vertente "Escola incubadora de talentos". O escritor conversou com alunos do 6.º ano e explicou que desde muito cedo desenvolveu o gosto pelas viagens tendo abordado toda a sua experiência de viajante ao longo dos últimos 20 anos através de fotografias bem representativas dessas viagens. 
O escritor e jornalista referiu que, desde muito novo, começou a sair de casa com uma mochila às costas. A sua primeira experiência foi aos oito anos com os escuteiros, e a partir dessa altura aproveitava os fins-de-semana e férias escolares, para participar em acampamentos de vários dias, fora dos pais, de casa e da família.
Começou a tornar-se mais evidente que o jovem Cadilhe não queria largar esse estilo de vida. Por isso, apesar de não ter nenhum curso na área do jornalismo ou da comunicação, descobriu a sua aptidão para a escrita e aliou o estilo de vida que o preenchia à utilidade das experiências das viagens que fazia. Viagens, biografias históricas, surf e encontros de vida são os seus temas de eleição. Falou também de uma das suas paixões que é o surf, atividade que pratica regularmente desde, aproximadamente, os treze anos de idade. Por causa da necessidade de regressar com o trabalho feito, leva consigo um computador, máquina fotográfica e cartão de crédito. A ferramenta de trabalho não pode faltar. 
Por fim, respondeu às questões colocadas pelos alunos, que ouviram com muita atenção as histórias e experiências que o Gonçalo foi contando. 
Em 25 anos, Gonçalo Cadilhe já perdeu a conta aos quilómetros que fez, às situações delicadas que viveu e aos hábitos estranhos que testemunhou por esse mundo fora.

Sem comentários: