quinta-feira, 24 de maio de 2018

Filarmónica Figueirense convoca Assembleia Geral Extraordinária e evoca o músico mais antigo da Figueira!

A Sociedade Filarmónica Figueirense informa que vai ocorrer uma Assembleia Geral Extraordinária na 4ª feira dia 30 de maio, pelas 20h30, na sua sede na rua dr. Santos Rocha, com a seguinte ordem de trabalhos: 
Ponto 1: Leitura, discussão e votação da Ata da última Assembleia Geral; Ponto 2: Análise da situação económica da Coletividade, projetos e decisões futuras; Ponto 3: Apreciação de todos os assuntos de interesse para a Sociedade Filarmónica Figueirense. 
.......................................... 
Entretanto, e pela direção da SFF, recebemos o pedido de publicação da seguinte nota: 
“Morreu o músico mais antigo da da Figueira da Foz, Augusto Palas Cardanho, com 91 anos, nascido em Vila Verde em 1926. 
Para além da sua profissão de serralheiro nas oficinas da Beira Alta, mais tarde da CP, com a fusão em 1947, Palas Cardanho fez um percurso de mérito finalizando a sua actividade profissional como chefe de brigada, formando centenas de profissionais em toda a rede ferroviária entre a Figueira da Foz e Vilar Formoso. 
Como clarinetista prestou inegáveis serviços à música do concelho desde 1943, ano em que ingressa na Sociedade Filarmónica Figueirense, sob a batuta do regente António Campos. 
Com o maestro José Maria Ferreira fez todo um trajeto, sempre de forma gratuita, na coletividade. Percorre todo esse tempo como músico e, até há pouco tempo, ainda fazia parte da banda de música, agora sob a direção do seu sobrinho Carlos Cardanho. 
Ao longo dos anos como músico amador, atuou em várias orquestras, integrou o antigo Rancho Folclórico das Papoilas de Lares e, sob a regência de António Pardal, foi ainda durante cerca de quatro décadas executante da Filarmónica de Lares. 
A autarquia homenageou-o e a Sociedade Filarmónica Figueirense descerrou-lhe uma placa que assinala para sempre o seu trabalho musical ao longo de décadas. 
Augusto Palas faleceu na passada sexta-feira, tendo o funeral decorrido no sábado em Vila Verde. Repouse em Paz! 
A Direcção da Sociedade Filarmónica Figueirense”

Sem comentários: