quarta-feira, 2 de maio de 2018

Maio 2018 é ‘Mês do Coração’ e do evento ‘À beira sal plantada, a salicórnia amada’

O Mês do Coração - Maio 2018 é uma iniciativa que se insere na definição estratégica da Figueira da Foz como Cidade Saudável e visa a sensibilização para a saúde cardiovascular e para a adoção de estilos de vida saudáveis, integrando múltiplas atividades dinamizadas por diversos parceiros locais, que decorrerão ao longo do mês. 
Abordando a alimentação saudável, aprendendo a confecionar ementas nutricionalmente equilibradas, vamos conhecer e degustar algum peixe da nossa costa, rico em ómega 3. 
Num programa articulado com a iniciativa “À Beira Sal Plantada, a Salicórnia Amada”, vamos apreciar a salicórnia, um produto endógeno, do nosso salgado, que apresenta um interessante valor nutricional e gastronómico, sendo também utilizado em terapias de bem-estar. 
Incentivando uma vida ativa e a prática de exercício físico em qualquer idade, vamos fazer caminhadas na Rota das Salinas e na Serra da Boa Viagem, dinamizando também aulas de yoga e de tai chi. 
E porque o sucesso na prevenção do risco cardiovascular e na atuação em situações de emergência depende, em larga medida, da informação de que dispomos, das opções que fazemos em cada momento e dos nossos estilos de vida, haverá diversas sessões de divulgação de informação sobre a saúde cardiovascular, promovendo a literacia em saúde. 
Decorrerão atividades dirigidas a públicos específicos, nomeadamente de Escolas e de Centros Comunitários, mas o Programa integra também atividades gratuitas e abertas à participação do público em geral.

Sem comentários: